Dia do Advogado Criminalista: a Defesa não para!

Hoje, 2 de dezembro, é o dia do Advogado Criminalista.

A Advocacia Criminal é a minha vida, minha paixão. Não “caí” nessa profissão por falta de opção, mas sim por opção, como já escrevi outras vezes. Opção corajosa e audaciosa (alguns chamam de burrice…), mas totalmente consciente da vontade que eu tinha de viver, dia após dia, o sonho da defesa da liberdade e da resistência às arbitrariedades.

Mas quem é o Advogado Criminalista?

Esse ser aguerrido que não vive apenas do Direito Penal. Um profissional que busca na Filosofia, na Literatura e em outras áreas de conhecimento razões que os juristas não conseguem encontrar. Busca a humanização acima da racionalidade.

O Advogado Criminalista é muitas vezes considerado mais culpado do que o réu que defende, mas as pessoas ignoram que o Advogado Criminalista nunca defende apenas uma pessoa. Quando ele atua, na plenitude da sua atividade, faz valer o direito de pessoas que nem mesmo o conhecem. Quando se defende plenamente um, eleva-se a liberdade de todos os outros.

Sempre prezei muito pelas tradições. Talvez por isso tenha escolhido viver no Rio Grande do Sul. Mas de todas as tradições que me são caras, uma delas é inerente à advocacia criminal: lutar até o fim!

A Defesa Penal faz valer o Direito a partir do momento em que se considera sem o direito de desistir.

Como sempre digo, a Defesa não para!

Parabéns, colegas!